quinta-feira, 28 de julho de 2011

Traje de banho biodegradável e os desafios sustentáveis da moda praia


A semana de moda praia de Miami contou com vários eventos focados, principalmente, nos trajes de banho e acessórios para praia, entre eles o Mercedes Benz Fashion Week Swim e o Swim Show. Com o avanço da questão da sustentabilidade na indústria da moda, foi criado um novo evento: o Haute Natured, que convocou quatro marcas que trabalham com responsabilidade ambiental em trajes de banho.
Uma dessas marcas é a Luxury Eco, da reconhecida eco-designer Linda Loudermilk, que surpreendeu apresentando o primeiro biquíni biodegradável.
Feito com amido vegetal (transformado num material tão novo que a designer só o recebeu quatro dias antes do desfile), o traje de banho não se dissolve na água, mas se decompõe em 180 dias quando enterrado, ressalta o Miami Herald.


De acordo com declarações de Loudermilk, o biquíni também tem preço acessível.
Apesar de os modelos feitos com esse material não serem os mais elegantes do desfile da marca, o avanço na criação de trajes de banho sustentáveis é o que importa.
Os biquínis comuns, aparentemente inofensivos, são fabricados com elastano ou spandex (cujo nome comercial é Lycra), materiais sintéticos compostos por pelo menos 85% de poliuretano, produto derivado do petróleo. Eles também podem receber tratamentos com tinturas químicas. Além de não serem biodegradáveis, esses produtos podem provocar reações alérgicas na pele.
Além do avanço biodegradável de Loudermilk, há mais mudanças nesse setor.
Marcas como a Eco Swim estão trabalhando com nylon, poliéster e algodão reciclados. Mas a reciclagem também é um desafio: poucas pessoas ficariam contentes em usar um traje de banho (que fica em contato direto com a pele e com partes íntimas) feito com restos de outras peças. Por isso, as fibras são recicladas de outros produtos, como garrafas plásticas.
Ainda que a indústria esteja caminhando na direção certa, tudo depende, como sempre, da atitude das pessoas. Além de procurar trajes de banho mais responsáveis com o planeta, seria bom se não ficássemos tão presos à moda e usássemos as peças por mais de uma temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário