segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Não leve poluição para dentro de casa


Aromatizadores de ar são desnecessários e perigosos
Uma pequena borrifada de um aromatizador do ar é um jeito simples de afastar odores indesejáveis. Mas este cheiro agradável pode estar levando mais poluição para dentro de casa.  Os níveis domésticos de poluentes como formaldeído, clorofórmio e estireno são de 2 a 50 vezes maiores do que os encontrados ao ar livre. E, como passamos a maior parte do tempo em ambientes fechados, nossa exposição a substâncias tóxicas em casa, na escola ou no trabalho é uma coisa significativa.
Os aromatizadores de ar, em aerossol, spray, sólidos, em velas ou daqueles que colocamos na tomada, não removem odores. Eles apenas os mascaram. É literalmente impossível fazer uma lista completa dos ingredientes destes produtos no mercado, porque as empresas não tem obrigação de revelá-los, comenta oEnviroblog . Algumas companhias dão listas de ingredientes em seus websites, por pressão dos consumidores, mas a palavra “fragrância” pode esconder dezenas de substâncias químicas, cuja avaliação em termos de riscos para a saúde nunca foi feita. Ingredientes comumente usados nestes produtos incluem ftalatos, que fazem as fragrâncias permanecer por mais tempo e estão ligadas a problemas de reprodução masculina e problemas hormonais, e almíscar sintético, que está relacionado a alergias e problemas hormonais também.
No ano passado, a Universidade de Washington descobriu que oito marcas de aromatizadores de ar, de amplo uso, liberavam no ar 18 substâncias químicas diferentes cada uma. Em média, uma em cinco destas substâncias eram listadas em regulamentações federais e estaduais de poluição. Metade das marcas continha acetaldeído, um provável causador de câncer, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Alguns produtos de limpeza têm um tipo de selo verde, como Green Seal ou o EcoLogo, mas não existe certificação para os aromatizadores de ar, tanto nos EUA como no Brasil.
Em vez de usar aromatizadores, abra uma janela, ou ligue um ventilador e se livre da fonte real do odor.  Bicarbonato de sódio funciona muito bem. Não faz sentido poluir o ar dentro de casa. É mais fácil, mas barato e mais saudável dizer não a um produto completamente desnecessário.
Foto: Pedro Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário