sábado, 8 de outubro de 2011

Nova tecnologia eólica pretende triplicar produção de energia

nova tecnologia 1
Pesquisadores da Universidade de Kyushu, no Japão, desenvolveram uma turbina eólica que tem capacidade de produzir três vezes mais energia do que as atuais. A nova tecnologia, que já possui alguns protótipos em fase de testes no centro acadêmico, é chamada de Lente Eólica.
Segundo o líder da pesquisa, Yuji Ohya, os geradores têm a vantagem de não causarem tanta poluição sonora como os convencionais. Toda a estrutura soma 112 metros de diâmetro.
O modelo consiste em um anel e circunscreve a área das pás dos geradores, que têm a função de acelerar o fluxo de ar nas lâminas. Com este processo, o sistema gera de duas a três vezes mais energia do que as turbinas comuns.
Os pesquisadores afirmaram que o produto irá reduzir o preço da eletricidade eólica. A estrutura entraria em competição com o carvão e fontes nucleares e os custos da energia alternativa seriam menores.
O design do produto foi criado na Exibição Internacional de Energias Renováveis de Yokohama, em 2010.
De acordo com especialistas, nos Estados Unidos, seria preciso ter uma área disponível de pelo menos 440 mil km2, equivalente a 25% do estado do Alaska para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Com informações do Instituto Carbono Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário