quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Solar Sister e NextAid apresentam 5 tecnologias promissoras para a África


Quem entra no futurista Yotel, perto da Times Square, que conta com um robô na chapelaria do saguão, não espera encontrar as mais promissoras e inovadoras tecnologias para o desenvolvimento sustentável. No entanto, a Solar Sister, criadora de um modelo empresarial que envolve a ação das mulheres para erradicar a pobreza, e aNextAid, uma organização que usa a música para apoiar projetos de desenvolvimento sustentável na África, se uniram para mostrar ao público essas tecnologias em seu evento Illuminate, realizado no mês passado.
Lâmpadas de energia solar
2
 
A Technology4Development Marketplace apresentou as lâmpadas de energia solard.ligh, que têm o objetivo de reduzir custos e estão sendo distribuídas em nada menos que 40 países.
Pouco esforço, muita água
3
  
A Hip Pump é a bomba de água da Kickstart, uma organização que entende algo que muitos no mundo do humanitarismo ainda não compreenderam: “Os pobres não são vítimas à espera de salvação”. Mimi Evans, da Kickstart, declarou que a bomba ajuda a cultivar alimentos e a melhorar o rendimento das plantações, mas a seu ver, é uma ferramenta que as pessoas podem utilizar para sair da pobreza.
Jogar futebol, gerar luz
4
Entre os dispositivos alternativos está um gerador de energia em forma de bola: o SOccket. É só jogar a bola durante 30 minutos para obter três horas de luz, para alegria da garotada. A tecnologia já foi lançada há algum tempo, mas está sendo aprimorada constantemente. A versão 2.0 intensificará a quantidade de energia gerada.
Painéis solares dobráveis
5
 
A Konarka produz os Power Plastics, painéis solares orgânicos e flexíveis que podem ser instalados em uma ampla variedade de superfícies. A empresa trabalha em uma versão transparente para que os painéis possam ser instalados também em janela ou estufas, convertendo a energia solar em eletricidade.
Ferramentas inteligentes para a saúde materna
6
 
Representando a saúde materna no evento, a Maternova apresentou o Power Pak, um kit para parteiras com uma espécie de lanterna movida a energia solar que se ajusta à cabeça, com um visor embutido (já que em localidades remotas, os partos costumam ocorrer em locais escuros) e um carregador de telefone celular. A Maternova também está lançando outras tecnologias criativas para a realização de diagnósticos em regiões remotas e recursos limitados, como detectores que medem o nível de hemoglobina e indicadores de temperatura de cristal líquido.
Fonte Treehugger Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário