sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Designers criam tomada com cronômetro para evitar perda de energia



capa.jpg
Quem nunca esqueceu o carregador do celular ou de outro gadget da tomada após o tempo de recarga? Além de continuar consumindo energia, o esquecimento aparentemente inocente pode danificar o equipamento – especialmente em caso de queda de energia.
A criação dos designers Dan Bee Lee, Jang Soo Kim, KyoYeon Kim e WooRi Kim promete acabar com esses problemas. Batizados de Dialug, essa tomada dupla tem uma entrada que funciona como um timer, bloqueando a corrente de energia quando a carga estiver completa.
Para funcionar, basta que o usuário plugue o eletrônico na tomada e gire-a no sentido horário, como uma espécie de cronômetro analógico. Assim, o contador irá se mover de acordo com o tempo e, quando chegar ao final do período estabelecido, irá cortar a passagem de energia automaticamente.
img02.jpg
Para que a corrente fique permanentemente aberta, basta girar a tomada no sentido anti-horário, dizem os criadores. Já a entrada de baixo funciona como qualquer outra, dando a possibilidade de utilizar o equipamento da forma que for mais conveniente.
O projeto, que ainda é um protótipo, foi selecionado para o iF Design Awards 2011, uma das mais expressivas premiações mundiais da área do design.

Fonte:ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário