quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SP testa ponto de ônibus sustentável e interativo


São Paulo ganhará um ponto de ônibus ecológico com conexão Wi-Fi, painéis solares interativos e uma lixeira que “aplaude” quando alguém joga lixo. | Imagem: Fabio Stachi / flickr
A cidade de São Paulo ganhará um ponto de ônibus ecológico e interativo. A partir da próxima quinta-feira (10) começam os testes para instalar um ponto com conexão Wi-Fi, painéis solares interativos e uma lixeira que “aplaude” quando alguém joga lixo.  
Chamados de e-ponto, o sistema ainda terá climatizador para ajudar a limpar o ar e umidificar o ambiente, isso deve diminuir o desconforto no local. Já a iluminação inteligente será ativada apenas quando for detectada a presença de pessoas no ponto de ônibus. A tecnologia será instalada em uma parada no cruzamento da Avenida Paulista com a rua Consolação.
O painel interativo terá uma tela sensível ao toque e através dele será possível permitir a consulta das linhas de ônibus. A lixeira terá um sinal sonoro, que emite o som de aplausos quando alguém joga o lixo no lugar correto.
Inicialmente, a conexão Wi-Fi (sem fio) só dará acesso à internet para informações do próprio ponto de ônibus e informações autorizadas pela prefeitura, posteriormente, a empresa SPTrans pretende abrir a consulta aos outros sites.
O sistema ainda terá um mecanismo que transformará o movimento dos ônibus que passam pela avenida em energia. A empresa responsável pelos serviços de tecnologia, a Tetis Engenharia e Tecnologia, instalará todos os equipamentos nesta semana, inclusive, câmeras para tentar inibir o vandalismo. Em fase de teste, as tecnologias ficarão no local por trinta dias. Com informações de O Globo e Agência T1.
Fonte: Ciclo Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário