sábado, 9 de março de 2013

A ética maquiada...

por Ana Carolina Rodrigues


Os tempos são outros, a sociedade mudou e vem mudando.... um dia depois do dia internacional da mulher, paramos pra analisar como as minorias ganharam espaço na sociedade e na politica. Mulheres, afrodescendentes e homossexuais lutam por direitos sociais e respeito pra seguirem suas vidas e participarem de atividades sociais com igualdade, nada mais JUSTO!
Citados anteriormente, só algumas minorias.... de muitas. No Xingú indígenas lutam pela preservação de sua cultura em sua plenitude, de sua terra e história....
A essência é a mesma!, o ser humano é um só, independente de rótulos e predefinições socioculturais. "O homem é um animal social" -Aristóteles- , sendo assim para se conviver em sociedade foram estabelecidas regras de conduta que são praxe em determinados ambientes e situações. Estas, por sua vez,  indicam respeito com os que ali estão a interagir por um motivo maior. 
A história da educação no Brasil vem manchada de sangue, luta e conquistas. Liberdade de expressão que era sufocada pela ditadura. Isso mudou, graças à Deus, mas infelizmente ainda hoje podemos perceber que há mordaças invisíveis calando muita gente, em todo o mundo....em vários setores.....é.
E como proceder na interação com outro ser humano, no qual você não é familiarizado, para determinar o minimo de contato profissional???? 
Simples, ÉTICA.
Muitos deturpam o significado da palavra, adotam um significado próprio, baseado em falsos valores de moralidade.....

                                                            A Ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas. Que o ser humano chegue a realizar-se a sí mesmo como tal, isto é, como pessoa. (...) A Ética se ocupa e pretende a perfeição do ser humano.

-Clotet J. Una introducción al tema de la ética. Psico 1986;12(1)84-92.

                                                          A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não-humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana.
                                                         A Ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).

-Singer P. Ethics. Oxford: OUP, 1994:4-6.

Podemos extrair principalmente da última definição citada, que a ética regulamenta o modo de agir do ser humano na sociedade. Tivemos na faculdade um Professor de sociologia que nos ensinou isso! e por sinal ele era muito ético, tanto no Trato com os Alunos quanto na responsabilidade e compromisso com o ensino.
Infelizmente as coisas já não são as mesmas, mais fácil que resolver o problema em sua raiz é maquiá-lo.
Eu finjo que está tudo bem, enquanto vocês....Ah, vocês fingem que são éticos.


ps: Como engenheiros teremos que ter contato e assimilar manuais de ética na engenharia, mas de fundamental importância: que sejamos éticos como humanos!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário