terça-feira, 12 de março de 2013

Nem tudo cai do céu


Por Igor Ribeiro

É bem comum em dias de chuva em são Paulo se ouvir a seguinte frase: ” A cidade alaga com qualquer chuvinha”, e dai saímos falando mal do governo e assim por adiante.Mas que não vemos é que estamos apenas aguardando que alguém faça algo por nós,culpando o próximo,o governo , mas do que adianta políticas públicas se o verdadeiro mal é a fala de educação.
O governo tem papel fundamental para que determinado local seja agradável para se viver, mas não consegue fazer isso sendo contrariado diariamente por atitudes que são cometidas por pessoas mal educadas e sem a noção do mal que estão causando.Esclarecendo tudo,temos  que nos policiar diariamente sobre algumas atitudes que tomamos,já se perguntou o por que de uma cidade como São Paulo alagar em dias de chuva mesmo sendo a cidade mais rica do país? O poder publico não tem como vigiar tudo e a todos,sabe aquela garrafinha d’água que foi parar no chão ,ou até mesmo aquela pequena bituca de cigarro(já vimos anteriormente no Blog que são eliminada muitas toneladas dias) que foi jogada casualmente,estes são os maiores agentes causadores de entupimento de bueiros,dai em diante segue uma reação em cadeia.
Será que um dia chegaremos ao nível de cidades com Copenhague, Tóquio, Praga entre outras que são exemplos de cidades limpas ao redor do mundo ? Ou será que devemos fazer como Singapura que proíbe a venda de chicletes e tem multas pesadas para quem joga lixo no chão. Acredito que nada disso resolve se não tivermos EDUCAÇÃO, DEDICAÇÃO E VONTADE. Voltando a política pública, o governo até tenta fazer sua parte, criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.35/10) onde diz que temos como meta reciclar 20% dos resíduos produzidos em cada cidade, para termos uma ideia de como estamos longe disso a metrópole de São Paulo recicla 1% de seus resíduos.
O crescimento desordenado das cidades também é um grande culpado pela falta de planejamento ambiental, e somente com novas e rigorosas políticas públicas podemos dar o primeiro passo,assim como a implantação no ensino fundamental de matérias que tratem o ambiente como prioridade,e não deixando em segundo plano como ocorre em nossos dias atuais. Um país que se dispôs a ter os dois maiores eventos esportivos do mundo,não pode priorizar a estruturas físicas e esquecer sua estrutura educacional de sua população.

Um comentário:

  1. I got my first electronic cigarette kit at VaporFi, and I enjoy it a lot.

    ResponderExcluir